sexta-feira, 4 de maio de 2012

IIIª Descida de Motas de Pau de Verdoejo


A freguesia valenciana de Verdoejo recebe a IIIª Descida de Motas de Pau, domingo, 6 de Maio, a partir das 14h00. Uma singular iniciativa organizada pela Associação Desportiva Verdoejense, de Valença.
       Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Valença, “Esta prova é uma iniciativa original que recupera a tradição de um dos brinquedos mais antigas  de Valença”
Esta é já a terceira edição desta original iniciativa, tendo a última decorrido  em 1995.
À semelhança de edições anteriores, a prova consiste em efetuar um percurso de mil metros, pela freguesia de Verdoejo, com recurso a uma mota de pau que deverá contar com o quadro e rodas em madeira. Os participantes deverão usar capacete e ter um sistema de travagem eficaz .
Serão distinguidos os participantes mais rápidos e com as maquinas mais originais.
A prova está aberta a todos os curiosos que queiram apresentar as suas maquinas, não existindo número limite de participantes.
A tradição das motas de pau, em Verdoejo, perde-se na memória dos tempos. Uma tradição que a Associação Desportiva Verdoejense tem perpetuado e divulgado com a organização destas provas que pretendem relembrar os  brinquedos de outros tempos.
A prova conta com o apoio da Câmara Municipal de Valença.

Sem comentários:

Enviar um comentário