terça-feira, 22 de maio de 2012

Sabores Serranos – As Delícias e a Pega do Porco


      A Câmara Municipal de Valença e a Junta de Freguesia de São Julião promovem a segunda edição da Feira Gastronómica “Sabores Serranos – As Delícias do Porco”, no fim de semana de 26 e 27 de Maio, no Parque de São Sebastião, na freguesia valenciana de São Julião.
      Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Valença, “Os Sabores Serranos afirmam os sabores genuínos da gastronomia típica valenciana”.
Durante dois dias São Julião apresenta os produtos genuínos da aldeia, tendo por base a carne de porco, como os enchidos e o presunto, acompanhado da tradicional broa, do caldo verde de Valença, uma das 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal, bem como da doçaria tradicional e dos bons vinhos verdes locais. Dois dias em que será possível petiscar, comprar, apreciar e deliciar-se com vários pratos tradicionais, tendo por base a carne do porco.
Do programa de animação do evento destaca-se a Pega do Porco, na lama, no dia 27 de Maio, domingo, a partir das 17h00. Um recinto fechado, completamente enlameado e com porcos bravos convidará as várias equipas a demonstrar a sua destreza em agarrar o animal. Cada equipa será constituída por dois jogadores, podendo ser masculina ou feminina.  Ganha a equipa que conseguir  agarrar o porco no melhor tempo. Do programa de animação constam, ainda, os sons das concertinas, as desgarradas e os cantares ao desafio.  
Os Sabores Serranos são uma iniciativa da Câmara Municipal de Valença e da Junta de Freguesia de São Julião com o apoio da Comissão de Festas de São Sebastião e Rancho Folclórico de São Julião.

Sem comentários:

Enviar um comentário