quarta-feira, 27 de junho de 2012

Agrupamento Muralhas do Minho cria Sala Multisensorial para crianças com deficiência. Espaço é dos únicos no país


O Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, em Valença, acaba de inaugurar uma sala multisensorial - Sala Snoezelen, fazendo parte de um grupo restrito de escolas públicas do país a disponibilizar um espaço específico para a terapia de crianças com necessidades especiais.
A sala proporciona um ambiente com combinação de música, efeitos luminosos, vibrações suaves, sensações tácteis e aromaterapaia, aliado a intervenções terapéuticas e pedagógicas. 
A professora da Unidade de Apoio Especializado, Filipa Alves, explica que este espaço vem preencher uma lacuna no desenvolvimento das perceções sensoriais e das habilidades psicomotoras destes alunos.
Num investimento na ordem dos 10 mil euros, sem qualquer compartipação governamental, este projeto iniciou-se há já três anos com a angariação de fundos através da venda de trabalhos realizados pelos alunos de Necessidades Educativas Especiais e, posteriormente, com a sensibilização da comunidade para o contributo de patrocínios. 
Filpa Alves confirma que não foi fácil conseguir o montante necessário, e foi a colaboração da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento e de uma unidade bancária que ajudou a concretizar este sonho.
Apesar de se falar destas salas multisensorais desde a década de 60, em Portugal este conceito inovador na terapia de crianças com necessidades especiais tem passado ao lado, principalmente das escolas públicas. Daí que a EB 2,3/S de Valença integre, a partir de agora, um grupo restrito de estabelecimentos de ensino com este espaço. No distrito de Viana do Castelo, só o concelho de Paredes de Coura tem um espaço igual.
Destinada a crianças da Unidade de Apoio Especializada do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho, esta sala multisensorial pode vir a alargar a sua área de atuação, englobando utentes com necessidades especiais de outras associações de Valença.
Promover a estimulação dos sentidos primários, o relaxamento, lazer, diversão, criação de emoções positivas, autocontrolo, controlo da ansiedade e autonomia são alguns dos objetivos desta Sala Multisensorial do Agrupamento de Escolas Muralhas do Minho.

Sem comentários:

Enviar um comentário