sexta-feira, 15 de junho de 2012

Peregrinação da Relíquia de São Teotónio arranca amanhã com passagem por 12 países


Esta sexta-feira, terá início, a partir de Valença, a peregrinação da Relíquia de São Teotónio, um trajecto religioso e simbólico que levará a Relíquia a visitar 12 países. 
O início da peregrinação está marcado para as 10h00 da capela de São Teotónio e será levada por um elemento da Ordem de Santa Cruz (Casa do Sameiro, Braga).
A Relíquia, que mais não é do que um pedaço de osso do braço do São Teotónio, vai estar em peregrinação pelas casas da Ordem de Santa Cruz, espalhadas por 12 países, como Índia, Brasil e Filipinas. 
Esta peregrinação acontece no ano em que se assinalam os 850 anos da morte de São Teotónio, o primeiro Santo Português, nascido em Ganfei, Valença. 
De referir que a Relíquia em viagem, datada de 1620, pertence à Confraria de São Teotónio de Valença, tal como explicou o reverendo Manuel Gonçalo do Vale.
O responsável religioso de Valença admite que ceder a Relíquia nesta viagem longa poderá ser "um risco", com receio de que se perca. Ainda assim, sublinha que esta iniciativa poderá ser uma forma de "divulgar São Teotónio, Ganfei (o seu berço) e a Relíquia", engrandecendo "um pouco mais" o nome de São Teotónio.
A Relíquia de São Teotónio tem o início da viagem marcado para esta sexta-feira, pelas 10h00, da Capela de São Teotónio, em Ganfei, Valença.

Sem comentários:

Enviar um comentário