A Câmara Municipal de Valença está a proceder a uma intervenção de fundo na Casamata abobada do Revelim das Portas do Sol, recuperando a identidade desta estrutura militar da Fortaleza de Valença.
Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara Municipal, “Esta intervenção recupera a identidade da Casamata do Revelim das Portas do Sol e enquadra-se na preocupação constante da autarquia em manter e conservar o património histórico”.
A intervenção está a incidir na cúpula da estrutura abobadada da casamata, com a impermeabilização da mesma. No seu interior todos os elementos estranhos à sua construção original foram retirados, nomeadamente, o piso em cimento, intervenção que decorreu, também, na esplanada exterior. Com os lajeados antigos retirados das obras de requalificação do interior da Fortaleza a Câmara Municipal colocou no piso no exterior da casamata, mais de acordo com as marcas e enquadramento histórico do espaço.
A Casamata, constituída por duas salas, encontra-se na boca do Revelim das Portas do Sol, conhecido pela designação “cofre” e era uma obra defensiva de proteção a uma das principais portas de entrada na Fortaleza.
A par destas intervenções a Câmara Municipal está a proceder à requalificação do passeio da avenida de Cristelo, na boca de entrada para o parque de estacionamento da avenida. Na área das Portas do Sol e zonas envolventes a autarquia está a fazer uma intervenção ao nível das condutas de águas pluviais que estavam completamente obstruídas e sem intervenção há muitos anos.
Este conjunto de intervenções enquadram-se na preocupação constante de restituir a autenticidade e originalidade a todos os pormenores da Fortaleza de Valença.
Sem comentários:
Enviar um comentário