quinta-feira, 21 de junho de 2012

Viagem Noturna ao Castelo Medieval de Valença


A Câmara Municipal de Valença promove uma viagem às marcas do castelo medieval, na Fortaleza de Valença, sexta-feira, 22 de Junho, com um percurso pedestre noturno. O percurso começa nas Portas da Coroada com o espetáculo “Solar” de dança na paisagem, às 21h00.
      Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara Municipal de Valença, “Este percurso noturno insere-se na animação constante da Fortaleza de Valença, com o objetivo de transformar o Centro Histórico num museu vivo”.
Uma viagem pela história medieval de Valença que é, também, um convite a vivenciar esta época, trazendo uma lanterna e ou vindo vestido à época. 
Os cavaleiros, a nobreza  e muito povo, vestidos a rigor recriarão a vida e as vivências da época pelas ruas e praças de Valença transportando os participantes no percurso para uma autêntica viagem no tempo.
A viagem será orientado pela arqueóloga Belisa Vilar  e é um convite a descobrir as marcas medievais presentes na fortificação valenciana.
Uma viagem que percorrerá as Portas do Meio, o Largo do Governo Militar, o espaço do antigo torreão, frente ao Tribunal e as traseiras da Igreja de Santo Estêvão, na Rua da Trindade,  para descobrir as inscrições da fundação desta igreja e os vestígios de uma necrópole. A viagem percorrerá, também, as Portas da Gaviarra e a cisterna, as Portas do Açougue ou Afonsinas, a Igreja de Santa Maria, o Paiol do Açougue, na Rua da Oliveira e terminará na Rua Direita, no Núcleo Museológico com uma visita à exposição “D. Manuel I – o crescimento urbano de Valença e as alterações à Muralha”.
Uma viagem medieval que contará, ainda, com declamação de poesia e música trovadoresca.

Sem comentários:

Enviar um comentário