sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Incêndios Bombeiros de Valença recebem condolências de Cavaco

O Presidente da República transmitiu hoje as condolências à corporação de voluntários de Valença pela morte de um dos seus bombeiros, de 51 anos, uma semana depois de gravemente queimado no combate a um incêndio florestal.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da corporação confirmou que Cavaco Silva, através dos serviços da presidência, contactou durante a tarde aqueles bombeiros, "solidarizando-se" com o momento vivido na instituição.
"Ligaram diretamente para o nosso comandante, transmitindo a solidariedade e as condolências do Presidente da República pela morte do nosso bombeiro, garantindo, à corporação e à família, que estavam disponíveis para colaborar no que fosse necessário", disse Luís Brandão Coelho.
Fernando Manuel Reis, bombeiro voluntário em Valença desde 1987, ficou ferido num incêndio florestal a 29 de agosto, em Sanfins, naquele concelho. Ainda foi transferido para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, com 19% da superfície corporal queimada, nomeadamente ao nível da extremidade cefálica, membros superiores e tronco.
Acabou por morrer hoje na sequência desses ferimentos.
"Fernando Reis junta-se, por sofrimento e morte, a uma vaga de dor que nos atravessou a todos. É uma dor unânime. Uma dor imensa que não se perderá da nossa memória coletiva", lê-se na mensagem de condolências enviada também pela presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, à corporação e familiares daqueles bombeiros.
Também a Câmara de Valença colocou hoje a bandeira do município a meia haste, em sinal de luto pela morte do bombeiro voluntário do concelho.
"O município exprime desta forma a sua solidariedade, nesta hora de dor, aos familiares do Fernando Reis, bem como à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Valença", afirmou o autarca Jorge Mendes.
Subiu assim para sete o número de bombeiros que morreram neste verão em consequência do combate aos incêndios florestais.

Sem comentários:

Enviar um comentário