terça-feira, 17 de setembro de 2013

Parlamento discute hoje recomendação ao Governo para modernizar Linha do Minho Nine a Valença

O parlamento vai discutir hoje um projeto de resolução do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV) que recomenda ao Governo que avance com a modernização e eletrificação da Linha do Minho, incluindo a duplicação das vias até Valença.
A proposta, justificada com o "enorme potencial de cativação de passageiros" daquela linha, vai ser discutida em sessão plenária, esta tarde, e o partido afirma que a modernização total do traçado poderia reduzir a duração da viagem Porto-Vigo (Galiza, Espanha), "tornando mais aliciante o transporte ferroviário na região".
A modernização da linha ferroviária, defendem ainda os deputados do PEV proponentes desta recomendação, "constituiria um importante contributo para o crescimento económico da região e também para o reforço das relações comerciais com a Galiza".
Assim, segundo a recomendação daquele partido, o Governo deve garantir "obras de duplicação das vias, eletrificação e requalificação do troço Nine-Valença", mas também "uma maior articulação dos horários dos comboios regionais com os comboios de longo curso".
Neste projeto de resolução, os deputados Heloísa Apolónia e José Luís Ferreira sublinham que a ligação ferroviária entre Porto e Vigo "tem sido alvo de um desinvestimento continuado e significativo", devendo por isso ser "modernizada".
Desde 02 de julho que a ligação entre Porto e Vigo é feita em duas horas e 15 minutos, uma redução em cerca de 45 minutos obtida através da supressão de todas as anteriores paragens intermédias.
Este novo comboio "Celta" é operado em conjunto pelas empresas CP e Renfe (Espanha).
O Governo português prevê mais de 110 milhões de euros para a modernização e eletrificação da Linha do Minho até 2016, investimento que permitirá reduzir o tempo da mesma viagem para 90 minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário