Valença participa nas Jornadas Europeias do Património, sexta-feira, 20 de setembro, com a inauguração da exposição “A Vida Artística e Cultural em Valença no século XIX e XX”, uma palestra sobre a época e um concerto dos Entre Cordas e Vozes.
A jornada começa com a palestra “Movimento Cultural Valenciano no século XIX”, por Major Pereira de Castro, no auditório do Arquivo Municipal, às 21h30. Uma breve abordagem à história das grandes instituições, associações e personagens que marcaram a vida cultural de Valença no séc. XIX.
Após a palestra será inaugurada a exposição “A Vida Artística e Cultural em Valença no século XIX e XX” que estará patente ao público no Núcleo Museológico Municipal, até 31 de dezembro. A jornada encerrará com um concerto do grupo Entre Cordas e Vozes, no espaço frontal ao Núcleo Museológico.
A exposição “A Vida Artística e Cultural em Valença no século XIX e XX” pretende ser um convite para a descoberta da riqueza da vida cultural valenciana destas épocas.
Espólio da antiga Assembleia Valenciana e do Cine Teatro Valenciano marcam esta exposição com a recriação de uma plateia, de uma área de projeção de filmes mudos. Um conjunto de painéis apresentará variadíssimas imagens da vida cultural e da Fortaleza de Valença do séc. XIX e XX. Uma mostra enriquecida, ainda, com espólio das antigas cabines de som Savá e Guilherme que animavam as celebres verbenas do Jardim Municipal, dos Bombeiros Voluntários e freguesias, com um conjunto de grafonolas.
Sem comentários:
Enviar um comentário